Smart Infrastructure (SI) e MindSphere Application Center (MAC) são novidades da Siemens. Enquanto o SI se constitui setor que conecta sistemas de energia, edifícios e indústrias, reunindo a competência de outras Divisões e Áreas de Negócios da companhia; o MAC está fisicamente instalado na sua planta de Jundiaí e consiste em espaço de co-criação, pesquisa e desenvolvimento de soluções digitais utilizando a plataforma aberta de IoT da empresa, que conecta máquinas e infraestruturas ao mundo digital.
De acordo com Sergio Jacobsen, vice-presidente de Smart Infraestructure da Siemens no Brasil, o SI objetiva atender “desafios urgentes da urbanização e das mudanças climáticas do planeta, conectando, por meio da digitalização, sistemas de energia, edifícios e indústrias. Para isso, reúne a expertise de três divisões da companhia – Energy Management, Building Technologies e Digital Factory – e conta com portfólio dividido nas áreas de negócios Building Technologies (BT), Low Voltage Products (LP), Motion Control (MC), Medium Voltage (MS) e Digital Grid (DG), congregando cerca de 70 mil colaboradores ao redor do mundo”.
Novidade no Brasil, o MindSphere Application Center já é realidade nas plantas da Alemanha, Índia e China. Conta com infraestrutura capaz de realizar demonstrações, testes e experiências de diversas soluções e serviços digitais, permitindo melhor interação e experiência do usuário.