Em 2019, a Volvo obteve o maior crescimento percentual na indústria brasileira de ônibus (volume 73% superior ao de 2018) e o melhor resultado histórico na venda de caminhões pesados no Brasil, com crescimento de 58%, sendo que as vendas de semipesados cresceram 55,5%. Essa performance, no ranking por países, colocou novamente o Brasil como o segundo maior mercado de caminhões Volvo no mundo.
Esses resultados estimulam o Grupo Volvo a renovar seus investimentos no País. “Serão mais R$ 1 bilhão no período entre 2020 a 2023, principalmente para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços, além de melhoria de processos industriais e de gestão”, destaca Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
Os novos recursos são destinados a todos os negócios da Volvo no Brasil: caminhões pesados e semipesados, ônibus urbanos e rodoviários, equipamentos de construção, motores marítimos e industriais e serviços financeiros.
O Grupo Volvo também comemora os resultados da Volvo Financial Services – braço financeiro do grupo –, que terminou 2019 com participação em 40% das vendas de todos os produtos da marca (caminhões, ônibus e máquinas), apresentou uma forte recuperação de 20% na venda de seguros para caminhões e atingiu mais R$ 1 bilhão em novos volumes de cartas de crédito de consórcio comercializadas (crescimento de 22%). “Aumentamos em 80% os volumes de financiamentos no Brasil”, afirma Ruy Meirelles, presidente da Volvo Financial Services Brasil.
Carnaval
A Volvo Penta, em parceria com a Mil Geradores, garantiu o fornecimento de energia em seis camarotes do Carnaval carioca na Marquês de Sapucaí. Para isso, foram utilizados 12 geradores com motores Volvo Penta dos modelos D13 e D16. A parceria também levou os motores industriais Volvo Penta para outros três destinos de grande movimentação durante o Carnaval: Angra dos Reis, Ilha Grande e Paraty.