O estado da arte pede passagem

Em sua primeira edição, a EXPOMAFE – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, a ser realizada entre os dias 9 e 13 de maio, em São Paulo, ganha status de evento internacional e surge para o cenário industrial como vitrine do que há de mais avançado em termos de tecnologia, produtos e serviços disponíveis atualmente. Iniciativa da ABIMAQ, com organização e promoção da Informa Exhibitions, a EXPOMAFE 2017 apresentará, neste ano, avanços e inovações em máquinas-ferramenta, automação industrial, robótica, estampagem de precisão, manufatura aditiva, sistemas integrados e multitarefa, metrologia, ferramentas de corte, soldagem, bombas/compressores, impressoras 3D, além de serviços e vários outros segmentos ligados à indústria de máquinas-ferramenta. Para Fabio Barbanti Taiar, presidente da Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta (CSMF/ ABIMAQ), e também diretor Financeiro e de Relações com os Investidores, da Indústrias Romi, “a feira foi pensada e organizada para ser um evento que destaque a tecnologia nacional, sem esquecer aspectos de conforto e facilidades para atender os visitantes, além dos próprios expositores”. Na presente edição, os organizadores contaram com apoio de mais de setenta (70) entidades representativas dos mais diferentes segmentos – da academia aos setores industriais (nacional e internacional), passando por representantes institucionais e órgãos públicos e privados. Em nível internacional, por exemplo, a EXPOMAFE 2017 recebeu apoio de representantes das indústrias de máquinas-ferramenta dos principais mercados internacionais, como a The Association of Manufacturing Technology (AMT), que realiza a IMTS em Chicago (Illinois/EUA); a Verein Deutscher Werkzeugmaschinenfabriken (VDW), associação alemã dos fabricantes de máquinas-ferramenta; e a Cámara Argentina de la Máquina Herramienta y Tecnologías para la Producción (CARMAHE).

Eventos em paralelo

Com configuração bastante eclética e diversificada, a feira foi pensada “de maneira a mostrar aos clientes o que a indústria está desenvolvendo de mais avançado em termos de tecnologia”, resume Fabio Taiar. É claro, continua ele, “que a feira ocorre num momento político e econômico de reflexão, mas, apesar do ambiente incerto, estamos convictos de que será um sucesso acima de nossas expectativas”. Taiar sustenta sua crença no fato de que, apesar da turbulência ainda enfrentada, o cenário econômico começa a sinalizar mudança de expectativa, indicando, no mínimo, uma estabilização, “o que já se pode considerar oportuno”, comenta o diretor da ABIMAQ e da Romi.

Por seu lado, Maurício Lopes, coordenador da Comissão de Expositores da EXPOMAFE, lembra a importância e o número de participações de expositores no evento. Serão mais de 400 expositores, representando 500 marcas, entre as quais empresas nacionais e internacionais, com destaque para a presença de um grupo de onze empresas alemãs que estarão presentes ao evento expondo portfólios de máquinas e soluções.

A feira contará com a realização de ‘eventos em paralelo’ como: o Seminário Óleo & Gás (realizado no dia 9), o VII Simpósio Internacional de Excelência em Produção (Evento VDI programado para o dia 10), o Painel Tecnológico Corte & Solda e o encontro Contexto de Mundo – Empreendedorismo – Liderança, aos cuidados de Ricardo Guimarães, da Thymus (ambos no dia 11), e o Seminário Internacional EXPOMAFE – Protocolo de Comunicação para Indústria 4.0 (dia 12). Todos os ‘eventos em paralelo’ serão realizados no auditório do Mezanino do São Paulo Expo.

Atrações especiais

Entre as atrações especiais estão a Arena Técnica, o Estande Temático, o Demonstrador de Manufatura Avançada 4.0 e a Rodada Internacional de Negócios. A Arena Técnica, estrategicamente localizada no pavilhão de exposição, apresentará atividade quase que ininterrupta ao longo da feira. Nesse local serão apresentadas palestras públicas gratuitas, ministradas por representantes dos expositores e sem necessidade de inscrição prévia por parte do interessado.

Considerado atração tradicional nos eventos coordenados pela Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta, da ABIMAQ, o Estande Temático tem por finalidade mostrar aos visitantes – sejam especialistas, ou não – a importância das máquinas-ferramenta no dia a dia das pessoas. Sem as máquinas-ferramenta, explica o idealizador e coordenador do Estande Temático, engenheiro Hiçao Misawa, membro do Conselho Nacional da Indústria de Máquinas (Conimaq), da ABIMAQ, “não existiria o mundo de hoje, com tudo que nos cerca, desde um simples lápis a veículos, pois, tudo, em alguma fase de sua produção, dependeu de uma, ou, mais máquinas-ferramenta”.

Nos últimos anos, a indústria agrícola brasileira tem se destacado como um dos principais motores da economia nacional. E todo esse desempenho e força só foram concretizados graças ao desenvolvimento de máquinas e equipamentos de ponta, responsáveis por aumentar a cada ano a produtividade e os índices de colheita do segmento. Por esses motivos, na EXPOMAFE deste ano o Estande Temático terá por tema o “Agronegócio” e nele serão demonstrados métodos de fabricação dos componentes de máquinas e implementos agrícolas, através da aplicação de máquinas-ferramenta, seus acessórios, ferramentas, equipamentos para o controle da qualidade e diversas evoluções pelas quais a indústria de implementos agrícolas passou nos últimos anos.

“As máquinas e implementos agrícolas entraram na ‘Era da Inteligência de Dados’, contribuindo para o aumento da produtividade do solo agricultável, com base nas novas tecnologias da Agricultura de Precisão”, atesta Alfredo Ferrari, engenheiro mecânico, vice-presidente da CSMF/ABIMAQ e vice-coordenador da feira. Para representar o setor e todo os avanços nela verificados, selecionou-se a Jacto, de Pompéia (SP), uma das empresas líderes da indústria de máquinas e implementos agrícolas no País, para compor o Estande Temático.

Porta-celular

O Demonstrador de Manufatura Avançada 4.0 desta edição corresponderá a uma evolução do projeto que foi apresentado no ano passado, durante a Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos (FEIMEC) e ganhou atualizações em seu conceito, desde o layout da linha até os programas de controle.

O Demonstrador de Manufatura Avançada 4.0, idealizado pela ABIMAQ em parceria com o SENAI/SP, terá por finalidade central transmitir informações e conhecimentos que esclareçam os visitantes – especialista, ou não – em relação aos conceitos da chamada Indústria 4.0. O estande será dividido em módulos – de entrada de ordens; usinagem; solda; gravação a laser; e saída – que executarão as operações de forma autônoma e sincronizada (todo o conjunto será ‘orquestrado’ pelo programa Manufacturing Execution System – MES, que gerenciará o ambiente de produção). Neste ano, o Demostrador da EXPOMAFE 2017 produzirá unidades de porta-celular personalizadas, destacando uma das principais características da Indústria 4.0 – a customização.

O projeto da feira é uma realização da ABIMAQ e SENAI/SP e conta com a participação do Instituto Mauá de Tecnologia e o Centro Universitário FEI. Também fazem parte do projeto as Indústrias Romi, Beckhoff Automação Industrial, Prensas Schuler, SKA Automação, Comau do Brasil, Totvs, Balluff Controles Elétricos, Dassault Systemes do Brasil, Hexagon Manufacturing Intelligence, Kuka Roboter do Brasil, Metal Work Pneumática do Brasil, Phoenix Contact, Sick Solução em Sensores, como patrocinadores. A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Finaciadora de Estudos e Projetos (FINEP)e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)/Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) participarão como patrocinadores institucionais. O apoio será da Informa Exhibitions e das empresas Automatisa Sistemas, Check Point Software Technologies, FW Tecnologia, Furukawa Eletric, Mult-E Desenvolvimento e Consultoria de Sistemas de Informática e Wutzl Sistema de Impressão. O parceiro de integração do Senai é a MCK Automação Industrial. Também estarão presentes as statups Automatsmart Tech, Birmind Automação, Databot Software Intelligence, Forsee Inovações em Produtividade e Otimização, Virtualcae e Virturian.

Por fim, a Rodada Internacional de Negócios deverá ocorrer nos dias 10 e 11 no período da manhã. Esse evento é promovido pelo Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), uma parceria entre a ABIMAQ e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pretender reunir fabricantes brasileiros dos setores de máquinas presentes à EXPOMAFE 2017 com compradores estrangeiros, vindos especialmente ao Brasil para essas reuniões, fortalecendo a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico.