Desempenho é decorrente de iniciativas de ganho de produtividade
A Tupy iniciou 2020 com lucro bruto de R$192,6 milhões, representando crescimento de 12,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, com margem de 17,6% ante 13,4% no 1T19. Também houve crescimento de 38,5% no lucro operacional em comparação com o mesmo período do ano anterior. O EBITDA ajustado também foi positivo, com crescimento de 20,2%, e margem de 15,1% (aumento de 440 pontos-base em comparação com 1T19), atingindo R$164,6 milhões.
Em relação ao lucro líquido, houve prejuízo de R$207,5 milhões, ocasionado por itens não operacionais, como impairment de ativos intangíveis, marcação a mercado de instrumentos derivativos e créditos a receber e variação cambial sobre impostos diferidos das operações no México, sem efeito caixa.
As vendas foram afetadas, principalmente, a partir da metade de março, pela redução dos pedidos no Brasil e exterior ocasionada pela pandemia de COVID-19 – diversos clientes paralisaram suas unidades produtivas ao longo do mês com o intuito de proteger seus funcionários.
Ainda assim, houve aumento da participação de produtos e serviços com alto valor agregado. A carteira do segmento de Transporte, Infraestrutura & Agricultura foi constituída por 25% de produtos, parcial ou totalmente usinados (vs 23% no 1T19) e a distribuição por tipo de material aponta para 23% de volume de produtos em ferro vermicular (CGI) – no 1T19 esse percentual foi de 20%.
A Companhia encerrou o trimestre com posição de caixa de R$1,4 bilhão, com aumento de R$524,9 milhões em relação a 31 de dezembro de 2019, impactado pela captação de empréstimos bancários e variação cambial sobre o caixa em moeda estrangeira.
“A Tupy tem passado por um processo de transformação e ganhos de eficiência. Desde o início de 2019, temos renovado os produtos da Companhia e os resultados do 1º trimestre permitem enxergar os efeitos da combinação de iniciativas que vem sendo adotadas por uma estrutura organizacional revigorada, como os projetos implementados pelas áreas operacionais e de Compras”, explica Fernando Cestari de Rizzo, CEO da Tupy, informando que a empresa iniciou 2020 “com excelente desempenho e, mesmo com o impacto da pandemia nas três últimas semanas de março, concluímos o período com grandes avanços em indicadores de eficiência, resultado de um sistema de produção flexível e uma estrutura de custos preparada para se adaptar rapidamente às oscilações da demanda. Apesar das incertezas do cenário atual, observamos sinais positivos da economia americana e de setores aos quais temos exposição relevante, que devem se materializar a partir do terceiro trimestre. Além disso, entendemos que o momento atual vai levantar discussões importantes sobre as prioridades de investimento em todo o mundo, tais como, saneamento básico, estrutura hospitalar, acesso à água potável, alimentação e moradia de qualidade. Setores diretamente atrelados às soluções desenvolvidas pela Tupy”, conclui o CEO.
Medidas contra a Covid-19
No final de março, após decidir que profissionais dos grupos de risco e mães com filhos menores de 10 anos permanecessem em casa, a Tupy concedeu férias coletivas por 10 dias, a fim de preservar a saúde de todos funcionários e preparar as configurações dos fluxos produtivos, transporte fretado e áreas comuns pra garantir prevenção e retorno seguro às atividades, em acordo com as recomendações dos órgãos de saúde.
O cuidado com os funcionários se estende também à comunidade. A Tupy liderou junto às entidades empresariais e governo de Joinville a montagem do Centro de Triagem Covid-19 em suas instalações esportivas. O local é referência no município para o primeiro atendimento à população que apresentar os sintomas do novo Coronavírus. O Centro possui 20 consultórios e capacidade de consulta de até 150 pessoas por hora. O atendimento é gratuito.
Além de doar centenas de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) no Brasil e no México, a Companhia está fabricando macas e disponibilizando seu time para fazer a manutenção de equipamentos hospitalares.
“Adotamos rapidamente medidas de gestão de crise, com redução de custos e ampliação da liquidez, sendo que nossa situação financeira se encontra em níveis bastante saudáveis. Aderimos também às medidas de redução de jornada promovidas pelo governo, a fim de preservarmos nossos talentos e nos prepararmos para a retomada. Neste momento, nosso foco está direcionado ao bem estar dos nossos funcionários, no atendimento aos nossos clientes e geração de caixa. Entendemos que a nossa governança diferenciada, disciplina financeira e atributos tecnológicos nos permitirão prosperar no cenário pós-pandemia”, explica de Rizzo.