A Atlas Copco desenvolveu uma nova família de compressores de parafuso isentos de óleo ZR75-160VSD+, que tem como foco principal a economia de energia com segurança, eliminando em 100% os riscos de contaminação.
A eficiência energética da série ZR é uma combinação dos novos elementos de parafuso isentos de óleo, proporcionando a alta vazão (Descarga Livre Efetiva de Ar -FAD) com o mais baixo consumo de energia. Além disso, os resfriadores foram completamente redesenhados para garantir uma baixa queda de pressão e o sistema de acionamento, composto de dois motores de imã permanente com rendimento ultra premium, são os principais fatores para assegurar a mais alta eficiência do ZR75-160VSD+.
O gerente de produtos da divisão Compressor Technique, da Atlas Copco Brasil, Cleberson Oliveira, destaca o conjunto de facilidades e soluções presentes em um único equipamento. “Oferecemos uma solução completa e sem custos ocultos, pronta para operar e totalmente integrada. A introdução de um segundo motor nos permitiu ajustar as velocidades dos elementos compressores se adaptando a necessidade de cada cliente, independentemente se o nosso cliente está no Sul, Norte ou Nordeste do Brasil, em uma cidade litorânea ou em uma serra, pois conseguimos extrair a máxima eficiência energética em qualquer destas situações”, afirma.
O gerente explica ainda que a Atlas Copco redesenhou completamente o projeto dos compressores ZR, já consagrados no mercado pelo baixo consumo energético e sua alta confiabilidade, e complementa: “Criando a família do ZR75-160+ e atingindo a mais alta eficiência em um compressor isento de óleo, aumentamos também a vida útil dos seus componentes, bem como construímos um projeto inteligente, que facilita a manutenção e proporciona um menor tempo de serviço”.
A versão com secador integrado está equipada com secador de tambor rotativo MDG, proporcionando um ponto de orvalho garantido de -40°C, com praticamente zero de consumo de energia.
Entre as principais características do ZR75-160VSD+ estão:
Projetado para eficiência – A energia consumida pelo compressor representa mais de 80% de seu custo de ciclo de vida, sendo que o ar comprimido responde por mais de 40% do total da conta de energia elétrica de uma fábrica. Por conta disso, o ZR75-60VSD+ possui elementos exclusivos e patenteados com um novo perfil de saída de ar, além do revestimento superior dos rotores e novos canais de resfriamento, que foram redesenhados para garantir a máxima eficiência energética e durabilidade.
Tecnologia VSD e VSD+ – Os compressores também contam com a tecnologia VSD, que ajusta automaticamente a velocidade do motor para se adequar à demanda variável de ar em cada tipo de aplicação. Com esse acompanhamento próximo da demanda de ar, é possível alcançar até 35% de economia de energia. Já o conceito VSD+ trabalha com dois inversores NEOS, o mais sofisticado inversor de frequência da Atlas Copco, combinado com os duplos motores de imã permanente e o algoritmo de controle inteligente, permitindo que ambos os elementos trabalhem em velocidades diferentes e resultando em uma grande economia de energia em períodos de baixa ou média demanda de ar.
Fluxo de ar e água otimizado – O ZR75-60VSD+ consegue atingir uma eficiência de compressão ideal, pois posiciona estrategicamente os componentes, minimizando a perda de carga no pacote. Além disso, os novos resfriadores foram projetados com separadores de água de alta eficiência. O fluxo de água otimizado é responsável por resfriar os motores, elemento e os resfriadores do ar e óleo, graças ao aumento da superfície de troca térmica dos resfriadores de aço inoxidável, que melhoram a eficiência de resfriamento, garantem alto desempenho e aumento da vida útil.
Electronikon Mk5 Touch – Outra novidade do compressor é o Electronikon Mk5 Touch, um controlador de unidade projetado com algoritmos de uso eficiente de energia o que maximiza o fluxo de ar e por outro lado minimiza o consumo de energia. O controlador Mk5 Touch inclui indicações de alerta, programação de manutenção e visualização online das condições do equipamento em conjunto com o SMARTLINK, o sistema de monitoramento remoto da Atlas Copco. Com ele, é possível analisar todo o sistema de ar comprimido, pois todas as informações são disponibilizadas para reduzir o custo de energia e planejar as manutenções preventivas.