No ano de 2020, quando fez o anúncio de um investimento de R$ 180 milhões em sua operação da Bahia, para a construção de um forno rotativo de alta tecnologia na cidade de Brumado (BA), RHI Magnesita – siderúrgica de produtos refratários para a indústria, em âmbito global – ampliou sua liquidez e manteve a continuidade dos negócios, ao mesmo tempo em que garantiu condições de trabalho seguras para todos os funcionários e parceiros de negócios. Para 2021, a empresa reforça seu compromisso com a sustentabilidade e acelera os planos para se tornar um negócio neutro em carbono.
As iniciativas realizadas pela empresa estão relacionadas à um amplo programa de P&D, com duração de quatro anos, projetado para expandir sua posição de liderança em sustentabilidade na indústria de refratários. Por meio do programa, a RHI Magnesita investirá € 50 milhões em pesquisa tecnológica e na construção de uma planta piloto nos próximos quatro anos, incluindo novas tecnologias para a captura de CO2. “Estamos caminhando para um mundo neutro de CO2”, disse Stefan Borgas, CEO da RHI Magnesita. “Nossos projetos-piloto permitirão um enorme progresso no sentido de nos tornarmos um negócio neutro de carbono e posicionar a RHI Magnesita como um fornecedor preferencial para nossos clientes, que estão trabalhando duro para alcançar seus próprios objetivos de sustentabilidade”.
No Brasil, este movimento também caminha a passos largos. Nos últimos dois anos, entre 2019 e 2020, a empresa tem investido no desenvolvimento de novas soluções, equipamentos e processos sustentáveis em sua unidade de reciclados e em 2021 já prepara um novo aporte para ampliar a capacidade produtiva de sua planta em Coronel Fabriciano/MG. Para Francisco Carrara, presidente da RHI Magnesita no Brasil e América do Sul, a soma dos esforços entre as áreas de inovação, sustentabilidade e comercial são essenciais para que a empresa siga prosperando e oferecendo ao mercado soluções alinhadas ao momento atual da indústria brasileira e mundial. “Temos buscado estar sempre um passo à frente, em linha com os avanços da indústria 4.0, trazendo aos nossos clientes produtos e soluções cada vez mais sustentáveis e assegurando os benefícios para toda a cadeia de valor e principais stakeholders” explica Carrara.
“A previsão é de que até o fim deste ano o novo equipamento já inicie a fase de comissionamento. Trata-se de uma solução que permitirá o aproveitamento de minérios de magnesita, aumentando a vida útil da nossa mina. Este resultado foi fruto de pesquisas e inovações conduzidas regionalmente pela empresa de forma pioneira” completa o presidente no Brasil e América do Sul, falando no investimento em andamento na unidade bahiana.
Desempenho em 2020
Em relação ao anúncio dos resultados do ano de 2020, a RHI Magnesita declarou uma margem de lucro bruto de 24,4% (2019: 24,5%) e EBITA ajustado de 11,5% (2019: 14,0%). Além disso, a empresa atingiu um fluxo de caixa operacional ajustado positivo de € 290 milhões (2019: € 359 milhões), apoiado por uma forte gestão do capital de giro, levando à redução da dívida líquida para € 582 milhões (2019: € 650 milhões). O Conselho recomendou um dividendo final de € 1,00 por ação, elevando o dividendo total em relação a 2020 para € 1,50 por ação.
Comentando os resultados, Stefan disse: “2020 foi o ano mais desafiador que nossa indústria já experimentou. Ao longo da pandemia, a RHI Magnesita protegeu a saúde e a segurança de nossos colaboradores, garantiu a continuidade dos negócios para nossos clientes e tomou iniciativas para melhorar a liquidez e sustentar a rentabilidade futura. Através de uma das mais severas crises já registradas, demonstramos a resiliência do nosso modelo de negócios e o excelente comprometimento de nosso time, enquanto nossa forte posição financeira nos permitiu acelerar o investimento em nossas prioridades estratégicas.”
Resposta rápida e eficaz ao COVID-19
Desde o início da pandemia, a RHI Magnesita priorizou, globalmente, condições de trabalho seguras para todos os funcionários e parceiros de negócios, aumentou a liquidez e garantiu a continuidade dos negócios. O Grupo introduziu medidas rígidas de controle em todas as plantas, restringiu as viagens e implementou o trabalho remoto sempre que possível. Ao mesmo tempo, a empresa continua atendendo seus clientes conforme suas necessidades, alavancando a digitalização, adaptando formas de trabalho, proporcionando flexibilidade e mantendo a confiabilidade. Por meio de ações de gestão decisivas, a RHI Magnesita entregou margens de EBITA de dois dígitos, apesar de uma queda de 23% na receita. A sólida geração de caixa levou à redução da dívida líquida e à manutenção de uma forte posição de liquidez, com € 1,2 bilhões de caixa e disponíveis no final do ano. “Nossos mercados vêm mostrando sinais de recuperação, estamos confiantes de que o negócio está bem posicionado para aproveitar as novas oportunidades conforme as condições melhoram”, ressalta Stefan Borgas, CEO da RHI Magnesita.
Foco na execução estratégica
Apesar da interrupção causada pela pandemia, a RHI Magnesita continuou focada em cumprir sua estratégia, que gira em torno de três pilares principais:
• Redução de custos para melhorar ainda mais a competitividade: a RHI Magnesita acelerou suas iniciativas de redução de custos e está a caminho de entregar € 100 milhões de economia no EBITA anualizado até 2022, com pico de capex em 2021.
• Aprimoramento do modelo de negócios: embora o acesso às unidades dos clientes tenha sido restrito pelas precauções do COVID-19, as estratégias de vendas progrediram ativamente em 2020. Isso incluiu a expansão do modelo de negócios de soluções e oferta de sustentabilidade, investimento em projetos de transformação digital, automação e robótica, posicionamento para o crescimento em novos mercados e o desenvolvimento do negócio de Flow Control. A RHI Magnesita também formou uma parceria estratégica com a Microsoft para acelerar a transformação digital e oferecer novas formas de trabalhar com os clientes. O Grupo continua prevendo uma contribuição de EBITA de € 40-60 milhões até 2022.
• Impulsionando a liderança de mercado: a RHI Magnesita identificou grandes oportunidades em mercados em crescimento, como China e Índia. Durante 2020, a Empresa continuou a descentralizar as funções globais para estar mais perto dos clientes e implementar um modelo de produção “local focado no local”, permitindo atender melhor à demanda regional. Além do crescimento orgânico, a RHI Magnesita continua a buscar oportunidades de fusões e aquisições nas principais regiões de crescimento e segmentos de mercado.
Panorama
A RHI Magnesita prevê uma melhora constante da demanda mês a mês em todos os seus mercados. Embora a volatilidade e a incerteza provavelmente permaneçam elevadas no curto prazo, as tendências gerais de recuperação devem continuar nos mercados Siderúrgico e Industrial durante 2021. O Grupo protegeu seus investimentos comerciais, operacionais e de sustentabilidade durante um período de difíceis condições de mercado e está bem posicionado para se beneficiar com a recuperação dos mercados.