Considerados fundamentais para o desenvolvimento do país, os operadores de máquinas pesadas têm um papel determinante na construção de escolas, edifícios, rodovias e outros empreendimentos. No entanto, para realizar um trabalho com êxito nesta frente, eles precisam contar com equipamentos confiáveis. Sabendo disso, a Link-Belt não mede esforços para entregar as condições necessárias para que estes profissionais alcancem o melhor desempenho no dia a dia, de forma segura e confortável, por meio das escavadeiras hidráulicas da marca.
Prova disso são as atualizações que acompanham os equipamentos da série X3E, a começar pela inclusão da cabine ROPS/FOPS como item de série, que oferece proteção contra tombamento e queda de objetos. Outros diferenciais como a ampliação do espaço interno da cabine, que é 5% maior quando comparado às escavadeiras X2, o assento reclinável com ajustes independentes e a presença de um joystick de baixo esforço que evita o desgaste físico durante o manuseio da máquina, reforçam a prioridade da Link-Belt em fazer com que operador e escavadeira formem uma dupla imbatível.
Para trazer mais conforto durante os turnos de trabalho, a nova cabine da série X3E é silenciosa e pressurizada. Além disso, ela conta com um ar-condicionado 8% mais eficiente e 16% mais espaço no piso que a série X2, ventilação com oito pontos de saída, carregador de telefone celular e tomada de 12V, rádio AM/FM com MP3, entrada USB e compartimento climatizado para alimentos e bebidas.
Vladimir Machado, Especialista de Produto da Link-Belt Latin America, reforça que cada diferencial foi pensado para que o operador não tenha dificuldades para se adaptar à máquina, mas, sim, que a máquina se adapte ao operador. “Nossas escavadeiras foram desenvolvidas tendo como ponto de partida a total atenção a este profissional, que é tão importante para nós”, diz.
Machado destaca, ainda, que o operador é a chave do sucesso das escavadeiras da marca. “Nossos equipamentos foram projetados para atender a qualquer perfil de operador, com ergonomia e segurança”, complementa. Essas duas premissas principais estão refletidas na câmera de ré que acompanha as escavadeiras X3E; nos cinco pontos de iluminação que possibilitam uma excelente visibilidade até mesmo em trabalhos noturnos; e no posicionamento do painel do monitor LCD, que permite que o operador acompanhe métricas da escavadeira sem precisar desviar os olhos da operação.
Uma vez privilegiada, a segurança também é levada em consideração até mesmo durante a realização das manutenções dos equipamentos. Para garantir a integridade física dos técnicos, a Link-Belt facilitou o acesso a todos os pontos de serviço de rotina, como baterias, bomba de reabastecimento e filtros, o que permite uma manutenção segura e imediata, a nível do solo.
Qualidade comprovada
Quem comprova os diferenciais das escavadeiras Link-Belt é o operador Enivaldo (Dinho) Pereira da Silva, que atua em Itaituba (PA). Para ele, uma das características mais marcantes da série X3E é a nova cabine que acompanha os equipamentos. “Além de mais espaçosa e reforçada, ela entrega uma ampla visão da operação por meio da câmera traseira, o que também é de grande auxílio para a segurança do operador. Além disso, as escavadeiras da marca Link-Belt são as mais confortáveis e ergonômicas com as quais já tive o prazer de trabalhar. Essas duas características são fundamentais, pois quanto menor a fadiga do operador, maior será a produtividade dele”, diz.
Além de atuar como operador de escavadeiras, Dinho criou um canal no Youtube para registrar a sua rotina de trabalho e transmitir conhecimento para iniciantes na profissão. O canal “Dinho Silva Pesados” é um verdadeiro sucesso e já reúne mais de 70 mil inscritos. Logo na página inicial do Dinho Silva Pesados, inclusive, é possível encontrar um vídeo sobre as escavadeiras Link-Belt, gravado durante uma visita à fábrica da Sumitomo, em Itu (SP).