A Volvo apresentou a versão 2022 de sua linha de caminhões VM. O modelo chega com várias mudanças, principalmente na parte interna da cabine, como alterações no painel, novas forrações e mudanças de tecido nas paredes laterais da cabine, além de uma nova cama, maior que a versão anterior. O veículo vem também com uma preparação ainda melhor para implementação de caçambas. “Estamos mais uma vez atualizando uma linha de veículos de grande sucesso nos mercados brasileiro e latino-americano”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões Volvo no Brasil.
A Volvo desenvolveu uma nova cama, muito mais confortável, feita com molas ensacadas e espuma de alta densidade. Dotada de extensores, a nova largura proporciona uma área útil 30% maior. Com um novo tecido, em harmonia com as novas cores, a cama pode ser levantada para o motorista ter acesso a um amplo espaço de armazenagem embaixo dela.
Com materiais de alta qualidade, o acabamento e a cor do painel têm neste novo modelo tons mais escuros, sem modificar a disposição dos componentes. Também possuem nova cor e acabamento os bancos do motorista e do passageiro, as paredes laterais, a traseira, o teto e as cortinas. “O aperfeiçoamento interno promove um design sofisticado, um traço marcante de toda linha Volvo, trazendo mais conforto ao condutor e demais ocupantes”, assegura Clovis Lopes, gerente comercial de caminhões Volvo no Brasil.
O VM 2022 tem agora um balanço traseiro mais curto nas configurações para caçamba. A alteração foi introduzida justamente para facilitar a instalação de um dos implementos mais utilizados no caminhão, desde o transporte urbano de vários materiais até operações de suporte na mineração. “As mudanças garantem maior versatilidade para o implementador e o transportador perde menos tempo com o fornecedor, colocando o veículo para trabalhar mais rapidamente”, diz Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil.
História de sucesso
O VM tem uma história de sucesso iniciada em 2003 ao lançar em seu segmento o conceito de veículo com cabine mais confortável e motores com potências maiores, além dos atributos de segurança e muitos opcionais. Atualmente, o modelo é responsável por uma oferta importante da Volvo tanto no segmento de pesados quanto no de semipesados, em dezenas de aplicações. Recentemente, a marca apresentou duas novas versões: o VM City, um caminhão para distribuição urbana; e o VM Light Mixer 8×4, para construção. Atualmente o VM é oferecido com motorizações de 220cv, 270cv e 330cv, e nas configurações de eixos 4×2, 6×2, 6×4, 8×2 e 8×4. Destacam-se ainda as versões VM 32 toneladas, para construção e mineração, e VM Canavieiro Autônomo, que trafega sozinho em linhas de colheita de cana de açúcar, evitando o pisoteio de mudas e aumentando a produtividade nesse tipo de operação.
O crescimento do mercado também tem marcos significativos. De janeiro a agosto deste ano foram comercializadas 3.693 unidades da linha VM no Brasil, volume 63% superior aos 2.254 veículos vendidos no mesmo período do ano passado, e acima do resultado do mercado, que cresceu 50,8%. Para atender à crescente demanda, desde maio a Volvo aumentou a produção do modelo, que passou a ser fabricado em dois turnos na planta da marca em Curitiba (PR). Em junho a marca celebrou ainda a entrega do Volvo VM nº 70.000.