Comemoração de 60 anos de fabricante de maquinários para pecuária teve lançamento de livro

A Casale comemora seu aniversário de 60 anos focando as comemorações nos três pilares que marcam sua atuação: experiência, confiança e inovação, demonstrando como a profissionalização, crescimento e transformação digital da pecuária brasileira estão profundamente ligados à história da empresa.

Como parte das ações destaca-se o lançamento do livro Pegadas, de autoria de Celso Casale – proprietário da empresa e um precursor da inovação na pecuária – onde destaca toda a sua trajetória. Celso entrou na companhia em 1979, quando a empresa tinha apenas 12 colaboradores, e adquiriu a parte dos seus primos em 1981, tornando-se sócio majoritário e presidente da organização. De lá para cá, a Casale cresceu e sua história está intimamente ligada à evolução da pecuária nacional. Entre os feitos da empresa, está o lançamento do 1º misturador de ração total da América Latina (1984), o 1º distribuidor de ração a pasto do Brasil (2015) – que permitiu intensificar a recria – até o mais recente lançamento da RX 270 TechBull, um misturador de ração total com tecnologia inovadora e exclusiva para potencializar os resultados do seu confinamento. Todas essas tecnologias tiveram um impacto imenso no desempenho da pecuária nacional e inclusive foram exportadas para diversos países, entre eles Bolívia, Argentina, Paraguai, reforçando o papel de referência global em tecnologia pecuária da Casale.

Outra curiosidade que revela a importância de Celso e da Casale para o setor é que ele é um dos idealizadores da Agrishow e o responsável pelo nome da feira, que chega a 29ª edição como a principal feira de tecnologia agrícola da América Latina. “Vencemos as dificuldades de vendas, lutamos muito para sobreviver por alguns anos, mas sempre acreditamos em um futuro melhor, não só para a empresa, mas para todo setor, mirando produtos de qualidade, inovação e conquistando a extrema confiança do mercado. O livro é uma forma de dividir essa jornada com o maior número de pessoas possível, é mais um sonho que se torna realidade”, afirma Celso Casale.

Resultados positivos

O primeiro trimestre de 2024 também contribuiu para as comemorações dos 60 anos.  Com um desempenho sólido e um ambiente de mercado favorável (com a queda do preço dos insumos favorecendo a engorda do boi magro, entre outros pontos), a Casale está bem posicionada para responder às demandas de toda a cadeia. Destaca-se, nesse novo momento, o posicionamento da empresa não apenas como fornecedora de equipamentos, mas de prestadora de serviços de assistência técnica e reposição de peças para todos os portes de produtores, viabilizando a solução completa para o pecuarista, cenário que só foi possível a partir de um trabalho focado em alicerçar a empresa na agenda ESG (sustentabilidade social, ambiental e de governança corporativa).

As tecnologias da Casale não apenas aumentam a eficiência da produção, mas também contribuem para a redução das emissões de metano, promovendo a sustentabilidade ambiental da pecuária. No que se refere ao S, a empresa oferece soluções projetadas para auxiliar os agricultores familiares em sua jornada de profissionalização, inclusive nossos produtos estão cadastrados no programa Mais Alimentos, iniciativa do Governo Federal que visa fortalecer o setor agrícola nacional. Por fim, acerca da Governança Corporativa, a Casale vem sendo auditada nos últimos 6 anos por duas empresas das chamadas ‘Big Four’ (Ernst & Young e KPMG) e optou pelo modelo de CEO profissional, com a promoção de Ronis Paixão do cargo Diretor de Operações para a Presidência da empresa.

“O nosso objetivo é celebrar o passado e dar continuidade a história de sucesso da Casale. Contamos com uma equipe incrível e um time de gestão de alto desempenho, capaz de intensificar o desenvolvimento de novos produtos e entender cada vez mais as necessidades e dores do mercado a fim de oferecer produtos e serviços que encantem os nossos clientes e parceiros com soluções inovadoras, eficientes e de extrema qualidade. Estamos alinhados com as exigências de um mercado cada vez mais exigente e competitivo.”, finaliza Ronis Paixão.

Novidades em alta tecnologia

Mantendo amplo portfólio de equipamentos de alta tecnologia, que atendem as necessidades de produtores de todos os portes, recentemente a empresa lançou  a  misturadora de ração total vertical autocarregável, Vertimix 35AC, e um produto de telemetria para manutenções preventivas, cuja proposta é detalhar como a tecnologia viabiliza monitoramento do equipamento e resolução de problemas em tempo real para o pecuarista.

Resumidamente, a Vertimix 35AC é voltada para o pecuarista que quer trazer tecnologia e produtividade para sua operação. O equipamento funciona com baixo consumo de potência em sistema com uma rosca, projetada para trabalhar com fardos ou rolos de feno, ração e/ou silagem. A solução conta ainda com um sistema exclusivo e independente de auto carregamento de silagem, para total precisão na pesagem, e permite a mistura do conteúdo volumoso de forma homogênea e em menor tempo e consumo de potência do mercado. Sua capacidade de carga média é de 1.575 kg, considerando uma dieta de densidade de 450 kg/m³, e sua caçamba garante a mínima variação de pesagem durante o desensilamento de material do silo.

Em telemetria, a tecnologia da Casale viabiliza o monitoramento em tempo real de máquinas em campo, evita paradas não planejadas e permite que os clientes prevejam manutenções e otimizem suas operações com alta precisão. Na esteira dessa solução, vale destacar ainda o recém-inaugurado Centro de Distribuição da Casale, com capacidade para 80 mil peças, que, nesta primeira fase tem como objetivo a expedição de peças para clientes da empresa em todo o Brasil em até 48 horas. Em conjunto, a proposta da Casale é fazer com que a operação do pecuarista nunca pare.

“Nossas soluções andam lado a lado do crescimento da produtividade no campo além da maior qualidade da carne e do leite produzido. Os misturadores de ração total potencializaram a intensificação da pecuária nas décadas de 80 e 90, porém, sistemas mais intensivos demandaram um certo tempo para amadurecer no Brasil. Por isso, a reinvenção de produtos em diversos segmentos ao longo desse período foi crucial até chegarmos neste momento vivenciado agora, no qual a pecuária é o carro-chefe a ser trabalhado dentro da indústria, de modo que a Casale segue sendo pioneira em tecnologias e trazendo aquelas que realmente agregam para os produtores”, afirma Jaqueline Casale Pizzolato, diretora Comercial da Casale.