Parceria: relacionamento visando à complementação

A integração na robótica tem gerado parcerias, como a realizada pela japonesa Omron – fornecedora de soluções inovadoras no escopo da indústria 4.0 – com a Schunk GmbH & Co. KG – empresa familiar fundada em 1845 e importante player global do setor – envolvendo o protótipo de um Robô Colaborativo, da Omron, com garra colaborativa da Schunk, a ser usado na montagem de placas eletrônicas na Fundação Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), em Joinville (SC).

De acordo com Renan Rubim de Castro Souza – especialista de Produto Robótica, da Omron, os ganhos envolvem “fácil instalação e muita flexibilidade para setup e novos produtos”.

O projeto – ressalta Souza – “foi avaliado e feita uma venda consultiva para apoiar a melhor solução para nosso cliente, tanto com o robô, assim como a garra”. Vale destacar que a Schunk “também possui a maior variedade de garras-padrão do mercado com mais de 2.550 variedades disponíveis. O catálogo completo de sistema de garras abrange mais de 4.000 componentes”.

Parceria também é buscada pela Omron para explorar o mercado de aluguel de máquinas e equipamentos. “Muitas empresas buscam este tipo de solução, pois é mais simples de se buscar investimento se comparado à compra dos mesmos equipamentos”, comenta Souza.