Plástico Brasil acontece em meio à retomada da economia

Primeira feira do setor no ano, a Plástico Brasil reúne a cadeia completa do setor e acontece em meio ao clima de otimismo do empresariado brasileiro, com perspectivas de investimento superiores a R$ 2,7 bilhões por parte das indústrias de todos os portes, 35,5% destinados a modernização tecnológica, 30,5% na reposição de máquinas depreciadas, 24% na ampliação da capacidade industrial e 10% em outras áreas, de acordo com levantamento do Departamento de Economia e Estatística, da ABIMAQ.

Essa conjuntura torna a Plástico Brasil um excelente ambiente de negócios para transformadores e fabricantes que precisam ganhar competitividade para atender o aumento da demanda que se anuncia. Nesse evento, entre os dias 25 e 29 e março, mais de 600 marcas nacionais e internacionais confirmadas expõem e demonstram suas tecnologias e produtos. São 84 novas empresas expositoras, que respondem por crescimento de cerca de 20% na área de exposição.

Dois setores se destacam nesse crescimento: a área destinada aos fabricantes e distribuidores de máquinas injetoras, que teve aumento de 30%; e a área das empresas de ferramentaria e fabricação de moldes, que praticamente triplicou de tamanho.

O espaço destinado a expositores internacionais registra incremento de 122, reforçando o caráter internacional da feira. Nessa área, o visitante encontrará pavilhões da Alemanha, Áustria, China e Itália, além de estandes de empresas de países como Argentina, Estados Unidos, Hungria, Índia, México, Portugal, Turquia e Suíça, entre outros.

A expectativa de visitantes também se elevou. Até janeiro, a quantidade de solicitações de credenciamento dos visitantes profissionais superou em 57% sobre a edição anterior, em 2017. São esperados 45 mil visitantes profissionais do Brasil e de outros 30 países.

A Plástico Brasil 2019 – Feira Internacional do Plástico e da Borracha será realizada no São Paulo Expo. Iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Abiquim – Associação Brasileira da Indústria Química e Informa Exhibitions, a feira conta com apoio de mais de 60 entidades da indústria do Brasil e do Exterior.

Programação técnica

Os visitantes também terão acesso à programação técnica com cerca de 80 horas de seminários, palestras e workshops, a maioria gratuita, como o Parque de Ideias, VDI Road Show, ABC 2019 – 1º Abinfer Business Center, PETtalk e a demonstração de um sistema de SMED (Single Minute Exchange of Die) sem interação humana e inédito na América Latina.

Algumas novidades

O perfil dos expositores reforça o posicionamento da Plástico Brasil como uma feira que engloba todos os segmentos da cadeia de plástico.
Entre os expositores está a Braskem, maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos.

Outra líder presente é a Romi, que, em estande com 500m², exibirá as principais soluções em sua linha de máquinas para plásticos e seu mais recente lançamento em máquinas-ferramenta, a geração da linha de Centros de Usinagem Romi D. Destaque também para a injetora Romi EN 220, que conta com o sistema Stop and Go, proporcionando maior velocidade, alta precisão e baixo consumo de energia, atendendo aos mais diversos segmentos de mercado, incluindo versões para injeção de PVC, pré-formas PET e injeção de multimateriais e multicores.

Muitas empresas aproveitam a Plástico Brasil para apresentarem novidades ao mercado e outras destacam produtos já incorporados ao portfólio.
Nesse segundo caso está a Steinert, por exemplo, que destacará alguns equipamentos que foram lançados nos últimos dois anos, desenvolvidos para trabalhar com plásticos e materiais pretos/escuros, como o Unisort Black – utilizado para separação de plásticos e materiais pretos dos materiais de outras cores, gerando um produto que contém apenas plásticos/materiais pretos com possuem menor valor de comercialização –; o Unisort Blackeye, um separador óptico que faz a separação de plásticos pretos por tipo; e o separador Unisort Film, destinado à separação de plástico filme para reciclagem.

Entre as empresas que, como a Romi, levarão lançamentos está a Crizaf do Brasil. Entre as novidades está uma linha de esteiras, fabricadas com design mais moderno e com melhor eficiência e segurança; e a Refrisat, com o novo Drycooler, com projeto reformulado que tornou o equipamentos mais leve, sustentável e eficiente, e o climatizador de precisão, muito usado em Datacenters de grandes corporações, mas que encontra aplicação em ambientes com elevada necessidade de controle de temperatura para excelência de processos e/ou preservação de itens delicados ou que geram muito calor. A Refrisat também inovou na linha de unidades de água gelada, termorreguladores, unidades de ar seco e desumidificadores de molde, que foi atualizada, principalmente no que diz respeito a automação e economia de energia, passando a incorporar componentes, engenharia e automação com alta economia de energia.

A Mago Automação, detentora da marca Dal Maschio é fabricante de robôs para a automação de injetoras de plástico e aproveitará a Plástico Brasil para apresentar dois modelos de robôs de nova série DMG, que possuem 5 eixos servo-controlados com total flexibilidade de uso, programação e operação simples e intuitiva. Esses robôs de alta performance operam com velocidades de movimentação de até 4,5m/s e cursos de movimentação de até 12.000mm, para uso em injetoras de 100T a 4000T de força de fechamento ou para a paletização de peças e caixas em final de linhas de produção.

Já a Pintarelli Industrial opta por uma participação mais institucional, expondo sua linha por meio de folders, vídeos e catálogos; enquanto a Rax mostrará a linha de alimentação, dosagem e desumidificação, aproveitando para lançar os dosadores gravimétricos para até 6 componentes e apresentar o software de gerenciamento e supervisão compatível com os equipamentos e que se prestam ao conceito de Indústria 4.0. A Wortex, por sua vez, apresentará a linha de granulação Challenger Recycler Geração II, com inovações que, de acordo com a fabricante, suprirá o mercado plástico em constante transformação, pois recicla materiais plásticos, rígidos e flexíveis, de forma eficiente e com baixo custo operacional.