Representatividade e consultoria à disposição do setor

Tomar as melhores decisões para o seu negócio, enfrentar obstáculos diariamente, garantir a qualidade da produção, desenvolver parcerias com fornecedores, equacionar questões contábeis e fiscais e ainda manter as suas equipes unidas, enfim, gerenciar todas as atividades internas da empresa. Esse é o dia a dia de um empresário, independentemente do porte de sua empresa. Em comum para gestores de pequenas, médias e grandes empresas a necessidade de estarem atualizados sobre o mercado.

Nesse cenário, agregam-se, ainda, os desafios externos que fogem ao controle dos executivos, a exemplo de influências políticas, concorrências desleais e dificuldade em acessar novos mercados.

“O equacionamento dessas dificuldades exige aplicação de uma estratégia diferente, o associativismo!”, aponta Marcos Perez, superintendente de Mercado Interno da ABIMAQ, e explica: “Através dele, é possível unir empresas com os mesmos objetivos, para que possam empoderar a sua voz e ganhar força para defender seus interesses, superando desafios em comum com muito mais efetividade, representando todo o setor”.

Fundamentado na experiência cotidiana na Entidade e no contato direto com as associadas, Perez destaca que “no caso das indústrias, essa necessidade é ainda maior, devido às particularidades de seus negócios e à crescente competição nacional e internacional”.

“Para vencer os desafios, os gestores precisam estar atualizados sobre orientação tributária, trabalhista, comércio exterior, além de dependerem de soluções sob medida. Na ABIMAQ, há todo um corpo técnico especializado e atualizado continuamente à disposição para consultoria em diversos temas, contribuindo para o desenvolvimento dos negócios das empresas associadas”, informa Perez.

Entre as ferramentas disponibilizadas para o setor de máquinas e equipamentos estão as Câmaras Setoriais, os Grupos de Trabalho e os Conselhos de Mercado que congregam indústrias com interesses comuns, aproximando-as e contribuindo para o desenvolvimento dos diferentes segmentos industriais representados pela ABIMAQ. “Esses fóruns reúnem associados aos nossos especialistas para debate de temas relevantes, analisar oportunidades futuras e estabelecer as melhores práticas para o setor”, resume o superintendente de Mercado Interno da Entidade.