“Estamos em constante evolução, investindo em novos projetos e em pessoas, que são o nosso maior ativo. Os próximos 55 anos serão de crescimento forte e de posicionar o Grupo Tracbel como um dos grandes players globais em distribuição de equipamentos, tratores, caminhões e veículos pesados”. Esta frase, de Luiz Gustavo Rocha de Magalhães Pereira, CEO do Grupo Tracbel, resume a história e a expectativa da empresa, criada em 1967 como uma pequena empresa de manutenção de máquinas em Belo Horizonte (MG).
Luiz Gonzaga Pereira, um dos fundadores e presidente do Grupo Tracbel, reforça: “Sempre apostamos no oferecimento de equipamentos avançados e em assistência técnica de alta qualidade para aumentar a rentabilidade da operação de nossos clientes”.
Essa postura, em mais de cinco décadas, transformou a empresa de um estabelecimento comercial local em um dos maiores distribuidores de equipamentos pesados do Brasil e em uma referência em seu setor, um sólido grupo nacional multimarcas que comercializa bens de produção e veículos comerciais, com 32 unidades distribuídas em 15 Estados, mais de 1 mil funcionários e milhares de clientes declara
Atualmente, a Tracbel é um grande grupo econômico voltado para os segmentos de construção, mineração, transporte, agronegócio, logística e uma série de áreas afins. Luiz Gonzaga atribui o sucesso e a expansão ao longo e árduo trabalho neste campo. “Tenho a convicção de que contribuímos com o desenvolvimento do País por meio da distribuição de equipamentos e soluções de transporte que melhoram a qualidade de vida da população e aumentam a produtividade das empresas”, afirma. “Temos um compromisso inegociável com o progresso. Somos uma rede especialista sempre pronta para acompanhar as mudanças e caminhar com otimismo para viabilizar produtos e serviços que trazem mais eficiência aos negócios dos clientes”, complementa.
Acreditar nas pessoas, empoderá-las, dando autonomia com responsabilidade e oferecendo oportunidades de crescimento interno também responde pelos resultados, elenca Luiz Gonzaga, que vê nos seus funcionários um dos maiores ativos do Grupo, em consonância com seu pensamento: “Pessoas e fluxo de caixa, isto é a empresa”. Esse mantra, ele repete até hoje pelos corredores da sede e nas reuniões do Conselho de Administração. “Temos um ambiente de estímulo, incentivo e de bem-estar”, diz.
Expansão
Luiz Gonzaga apostou num momento em que a infraestrutura do Brasil era ainda muito deficitária e o país vivia um momento de grandes investimentos. Depois de um período inicial de trabalhos locais, a empresa passou a prestar serviços regional e nacionalmente e a crescer de forma sustentável, sempre com foco no cliente e expandindo com recursos próprios. Foi em 2005 que a Tracbel iniciou sua grande expansão, aliando crescimento orgânico com aquisição de outras empresas: um total de 13 aquisições em 17 anos. O avanço acelerado deu-se a partir de 2016, por conta principalmente da concentração dos negócios em setores da economia também em aceleração, principalmente commodities agrícolas e minerais. “Crescemos dez vezes desde então”, lembra o CEO.
A Tracbel agora atua na distribuição de equipamentos de construção, mineração, logística, transporte e agronegócio, além da venda de pneus e peças. Ela comercializa produtos e presta serviços para as marcas Volvo (equipamentos de construção, caminhões e chassis de ônibus), SDLG (máquinas amarelas), Tigercat (equipamentos florestais), Michelin e Camso (pneus comerciais) e Kalmar (equipamentos portuários e de logística). Recentemente, a empresa se associou a Itaeté Máquinas Agrícolas, concessionária de máquinas agrícolas da John Deere no interior de São Paulo.
E-commerce e sustentabilidade
Sempre na vanguarda, a empresa foi a primeira no setor criar um e-commerce, que atualmente já representa 50% das vendas de peças, um comportamento incomum num segmento muito tradicionalista e que sempre priorizava atendimento presencial. O processo de digitalização foi cuidadosamente planejado bem antes da pandemia. “Não queríamos só vender peças online. Investimos para começar uma verdadeira transformação digital no grupo, trazer benefícios reais aos clientes, garantir maior agilidade nas entregas, melhorar processos e modernizar a empresa”, destaca Luiz Gustavo. O faturamento on-line cresceu vinte vezes de março de 2020 a maio de 2022. O volume mensal de transações digitais, que no início era de dezenas de milhares de reais, atualmente ultrapassa a casa de milhões.
Outro projeto vanguardista foi na área ambiental, que na Tracbel é um princípio básico. A direção anunciou recentemente o início de um plano de geração de energia limpa em toda a sua rede, dando sequência ao compromisso do grupo com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). A filial de Sumaré, na região metropolitana de Campinas (SP), já é a primeira casa totalmente autossustentável em energia solar. A previsão é o sistema ser instalado em todas as 32 unidades do grupo espalhadas pelo País. “Queremos expandir nossas operações, mas sempre com o menor impacto ambiental possível”, explica o CEO.
Na área ambiental, a empresa tem um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e ações permanentes de redução de consumo de água e energia e outros materiais, além de manter pomares e hortas em algumas unidades. Tem ainda um rígido código de conduta, seguindo princípios contra a corrupção, e age fortemente para desenvolver uma cultura de respeito mútuo e de não-discriminação, não tolerando nenhuma forma de trabalho infantil ou escravidão moderna.
Externamente, a Tracbel ajuda a ONG Ação Cidadania e mantém, desde 1995, o Projeto Profissionalizar, voltado para a profissionalização e qualificação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade, tendo neste período transformado a vida de centenas de jovens. A empresa também incentiva o Projeto Gerando Falcões, e ainda apoia a Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, o Hospital do Amor, que atende pacientes com câncer, e o Lar do Idoso, ambos de São Paulo, além de patrocinar o esporte por meio do Minas Tênis Clube. Além disso, na área cultural, apoia a Orquestra de Câmara Opus para difusão da música erudita e popular.
Inovação
Para marcar as comemorações dos seus 55 anos e também visando o crescimento sustentável e a perpetuidade das operações, o grupo acaba de revisar seus valores: o pilar “Mudança” dá lugar a um novo chamado “Inovação”. “’Mudança’ já está incorporada à nossa cultura. A ‘Inovação’ passa a ser mais importante e mais adequada para o momento em que vivemos”, observa Luiz Gustavo. Outro importante valor da Tracbel são as ações de responsabilidade social, que reforçam o compromisso com a sociedade e impactam de forma muito positiva em seus parceiros, internos e externos. “Os valores que norteiam nossa atuação são a ética acima de tudo e o respeito e a valorização das pessoas. Sob essa máxima e pautados nela, foi construída a história da Tracbel, seu passado, presente e será seu futuro” diz o CEO.