Fornecedora de rolamentos para máquinas industriais e para indústrias que fazem todos os tipos de produtos, desde eletrodomésticos, bombas industriais e telefones inteligentes a turbinas eólicas, aviões e satélites, entre outros, com tamanhos variando de 2 milímetros de diâmetro para motores ultracompactos até rolamentos extra grandes com mais de 2 metros de diâmetro, a NSK Brasil, em novembro de 2020, completou 50 anos de presença no Brasil com planta fabril, atuando em parceria com clientes em todos os segmentos para desenvolver soluções eficazes com produtos de alto desempenho.
Essa história de sucesso, tem nome – Yoshio Sudo, hoje com 86 anos de vida – e foi iniciada em 1950, quando Sudo decidiu convencer os japoneses a trazer a NSK para o País. Essa trajetória também é a base para a edificação do futuro. Como informa Marcelo Torquato, diretor de Vendas Industrial e Aftermarket da NSK Brasil, as perspectivas para 2021 e os próximos 50 anos “são excelentes para o próximo ano. Nós da NSK vamos continuar o nosso trabalho junto aos clientes identificando as necessidades do presente e do futuro e atendendo e executando a essas demandas com precisão, flexibilidade, agilidade e dinamismo”.
A NSK tem como objetivo focar nas necessidades de cada cliente e mercado, acelerando ainda mais seu sistema de gestão baseado em negócios, no qual as funções de vendas, produção e tecnologia são operadas sob um “guarda-chuva” que tem como responsabilidade promover o crescimento e iniciativas de melhoria contínua na estratégia e rentabilidade.
Para os próximos 50 anos, a meta é “continuar o trabalho junto ao mercado aplicando mais de 100 anos de experiência e nossa extensa gama de produtos e serviços para garantir aos nossos clientes a solução mais adequada com os mais altos padrões de qualidade”, garante Torquato.
Ricardo Oliveira – supervisor de Engenharia de Aplicação Aftermarket da NSK Brasil – destacando as conquistas da empresa nesses 50 anos de Brasil, frisa que “a NSK Brasil avança, cada vez mais, em clientes estratégicos, alavancando nossos negócios e também de nossos Distribuidores Autorizados AIP, que foram certificados pela NSK Brasil em também aplicarem a metodologia de trabalho AIP e que igualmente, entregam valor nas mais diversas tratativas técnicas em nossos clientes finais”.
Como parte das celebrações, serão produzidos brindes especiais para serem enviados aos clientes junto com uma carta assinada pelo CEO global da NSK contando um pouco da história da empresa no país e agradecendo pelo longo tempo de parceria e fidelidade. Os funcionários também foram presentados com bolo, doces, brindes e um convite para participar de uma live de fim de ano, onde serão sorteados vários prêmios.
Linha do Tempo da NSK Brasil
- 1970 – Em novembro, ocorreu a inauguração da fábrica em Suzano (SP), a primeira da NSK fora do Japão.
- 1972 – Em julho, foi fabricado o primeiro rolamento na NSK Brasil e o início de suas operações na fábrica de Suzano.
- 1980 -Inauguração da fábrica de esferas em maio.
- 1992 -Em agosto, foi feita a expansão da planta de Suzano resultando no aumento das linhas de produção e finalizando meses depois com a construção do refeitório. Em outubro, aconteceu a visita do Sr. Arata, CEO da NSK Global à época, merecendo a inserção de uma pedra na planta da NSK, em Suzano como recordação.
- 1993 – Em setembro, foi introduzida na fábrica de Suzano a máquina dedicada à fabricação de HUB.
- 1994 – Em janeiro, a NSK Brasil obteve a primeira certificação para o Sistema da Qualidade com a ISO 9002.
- 2000 – Nome alterado para NSK Brasil LTDA, em junho.
- 2006 – Em março, começou a produção de rolamentos de tamanho grande.
- 2008 – Em fevereiro, foi fundado o Centro Tecnológico Brasileiro (BTC – Brazilian Technology Center) da NSK Brasil.
- 2013 – Implementação do programa AIP no Brasil, em julho.
- 2014 – Primeiro evento AIP com distribuidores, em abril de 2014.